A Orelha de Gato ou de Lebre é uma suculenta encantadora e de baixa manutenção, nativa de Madagascar. O seu nome popular é uma referência direta à aparência inconfundível das suas folhas: grossas, carnudas e cobertas por uma camada de pelos finos e brancos, que lhe conferem uma textura aveludada, lembrando a pelagem. As margens das folhas são geralmente marcadas com pequenos pontos na cor marrom, o que aumenta o seu charme e a torna uma peça de destaque em qualquer coleção de suculentas ou decoração de interiores. É uma planta que armazena água, sendo altamente resistente à seca.
Ficha Técnica
Nome Científico: Kalanchoe tomentosa
Família: Crassulaceae
Nomes Populares: Orelha de Gato, Orelha de Lebre, Planta-Panda, Plush Plant
Origem: África, Madagascar
Porte Adulto: De 30 a 60 centímetros de altura.
Crescimento: Lento a moderado
Luminosidade: Sol pleno (evitando o sol forte das horas mais quentes) ou meia-sombra com muita luz indireta e brilhante. É uma ótima opção para ambientes internos bem iluminados.
Rega: Espaçada. Por ser uma suculenta, armazena água nas folhas e tolera a seca. Regue apenas quando o substrato estiver completamente seco ao toque. Evite molhar as folhas para prevenir o aparecimento de fungos e o apodrecimento da planta.
Temperatura: Prefere climas quentes. A faixa ideal é de a . Não tolera geadas.
Umidade: Baixa.
Substrato: Deve ser muito bem drenável, específico para cactos e suculentas, geralmente com alta proporção de areia grossa.
Adubação: Durante a primavera e o verão (período de crescimento), utilize um fertilizante específico para suculentas e cactos, a cada 2-3 meses. Reduza ou suspenda no outono e inverno.
Poda: A poda não é estritamente necessária, mas pode ser feita para remover folhas secas ou danificadas e para manter um formato compacto, cortando ramos laterais em excesso.
Usos: Excelente como planta ornamental em vasos, canteiros bem drenados, jardins de pedras e para composições de xerojardinagem. É muito apreciada no cultivo interno, perto de janelas com boa luminosidade.
Curiosidades: Suas flores, que surgem na primavera em hastes terminais, são tubulares e de cor rosa ou salmão, mas são de importância ornamental secundária, sendo a folhagem o principal atrativo. A propagação é fácil, podendo ser feita por estacas de caule ou até mesmo por folhas.
Na Rebrotar Plantas temos como objetivo oferecer plantas com qualidade superior e preço justo. Todas vêm direto do produtor, são cuidadosamente embaladas e protegidas, para chegarem em perfeito estado para o seu cultivo.
Somos apaixonados pela natureza e pela beleza que as plantas trazem para nossas vidas. Aqui, você encontra mudas direto do produtor, garantindo qualidade excepcional e preços justos. Oferecemos uma ampla variedade de mudas, incluindo espécies nativas, frutíferas, suculentas, ornamentais e muito mais!